Ape Escape - Olha o macaco!

A experiência diferente que você terá com Ape Escape é sem igual. Nem nos filmes teremos tanta emoção! Prepare-se para capturar macacos! Ape Escape foi o primeiro jogo que comprei para o meu Playstation. Na época, fiquei encantado com o que via; não podia acreditar na evolução gráfica dos consoles. Tinha pulado de um Super Nintendo para um PS1, imaginem o que era para os meus olhos. A verdade, é que eu não estava com a expectativa alta com Ape Escape, mas quem diria que um game de capturar macacos seria tão bem executado? Com ótima gameplay, cenários memoráveis e uma música de dar nostalgia para qualquer um, Ape Escape teve sua bela composição no ponto. Simples e divertido O game tem uma história bem simples. Specter, um macaco icônico de um zoológico, acaba ganhando grande inteligência por conta de um capacete que um professor faz para ele. Porém, outro efeito além da demasiada inteligência é causado e Specter fica do mal. E então, este icônico macaco de cabelo branc

Obscure - Terror no Colégio!

Obscure é um game baseado em filmes clássicos de terror adolescente da década de 90.

Josh e Shannon tentam sobreviver às desgraças do colégio
Na foto, Josh e Shannon lutam para sobreviver.

Lançado originalmente para o Playsation 2 em 2004, Obscure é um game de terror e sobrevivência. Seu maior objetivo é tentar descobrir o que está acontecendo em um colégio chamado Leafmore, já que várias criaturas medonhas começaram a surgir. Porém, terás de descobrir isto tentando sobreviver a estas criaturas bizarras que rodeiam o colégio.

O game é rodeado por esteriótipos, mistérios e monstros. Iniciamos com Kenny Matthews, o clássico fortão, só que não tão inteligente. Após ter ficado um tempo treinando basquete, Kenny faz uma ligação para sua namorada, Ashley (outra protagonista). Enquanto conversavam por telefone, Kenny percebe que roubaram sua mochila.

Indo atrás da figura misteriosa que havia lhe roubado, Kenny acaba indo para um jardim desconhecido. Lá, ele encontra uma espécie de galpão. Conseguindo uma arma e uma lanterna, ele decide descer por uma escada que o leva a um corredor subterrâneo.

Identificando alguns esporos pretos saindo de uma parta no fim do corredor, ele aponta a luz da lanterna para o esporos e eles somem. O lugar é sujo e bem bagunçado, também é encontrado sangue pelo caminho. No fim, encontramos um aluno chamado Dan. Dan estava desaparecido há um tempo. Por algum motivo ele parou nesse lugar e não está nada saudável.

Dan também consegue uma arma e, agora, junto com Kenny, tenta escapar daquele pesadelo. Porém, as coisas não ocorreram bem no caminho de volta...

No jogo Obscure, ArbolTrebol tem grande dano e é um inimigo poderoso.
ArbolTrebol

Dan é morto por um ArbolTrebol, inimigo icônico de Obscure. Kenny tenta escapar, mas é pego.

Após estes eventos, nós assumimos o controle de outros alunos do colégio da qual tentam descobrir o que está acontecendo.

O que há de bom em Obscure?

Jogabilidade. É um jogo que conta com boa jogabilidade. Lembra muito jogos como Resident Evil. Cada inimigo é bem único, com boas animações e diferentes tipos de ataques, o jogador deve sempre ficar atento sobre o que é melhor usar em certas situações. Mas isto não é difícil, já que Obscure é bem previsível e óbvio. Se tiver bom senso e já estiver acostumado com games do estilo Resident Evil ou Silent Hill, verás que é moleza.

Áudio. A música do game dá boa harmonia com o level design, animações e inimigos. Ela não é tão memorável, mas é suficiente para criar bons climas em qualquer situação.

Fácil compreensão da história. Em Obscure, você perceberá que o jogo é previsível, mas conta com boa documentação durante toda a jogatina que ajuda o jogador a entrar num nível mais profundo sobre o que está acontecendo. Relatos como: experimentos com os alunos, pesquisas científicas e plantas estranhas, são facilmente compreendidos durante toda a gameplay.

Escolhas. No game, você pode sair vivo com todos os sobreviventes (ou não). Cabe a você tomar muito cuidado para que ninguém morra nos eventos do jogo. Este tipo de sistema é interessante pois aumenta a curiosidade das pessoas e também o cuidado delas durante a gameplay.

Dois jogadores. O jogo conta com um co-op interessante, tudo fica bem mais fácil e divertido jogando com seus amigos. Apesar da câmera não ajudar muito em certos cenários, é possível dominar todos os mapas e se acostumar com os movimentos.

DLC grátis. Conteúdo extra como vídeos, skins e dificuldade nova são desbloqueados ao finalizar o game pela primeira vez, incentivando assim uma “re-jogada”.

E o que há de ruim em Obscure?

Narrativa. Obscure conta com história simples e de fácil compreensão, entretanto, a narrativa do jogo deixa muito a desejar. Tudo acontece muito rápido sem conceder o devido espaço para um bom desenvolvimento de personagens durante seus diálogos. Sem contar a artificialidade em vários diálogos.

Lip sync. Ele sofre com um horrendo “lip sync”. Parece que o dublado estava em um mundo paralelo enquanto os personagens estavam em outro. Também existe ausência de emoção, ou, pelo menos, falta de trabalho em cima das emoções dos personagens.

Easy. O jogo é rápido e fácil demais. Todos os seus puzzles são tranquilamente resolvidos. Apesar de termos uma dificuldade desbloqueada para melhorar o nível de experiência e deixar difícil, após conhecer o jogo e já memorizar muita coisa, ainda não é um grande desafio.

Câmera. A câmera é um problema nesse jogo em diversas partes. Não é muito fluída e, algumas vezes, é muito brusca em seus movimento.

Vale a pena jogar?

O monstro ArbolTrebol corre em direção dos protagonistas
Kenny e Ashley contra um ArbolTrebol

Obscure está na minha lista de jogos legais e que valem a pena jogar. Porém, lembre-se, ele não é nada especial. Você com certeza vai conseguir se divertir boas horas nele se gostar do gênero. E talvez vá querer até re-jogar algumas vezes, principalmente com amigos.

A experiência, apesar de rápida, foi boa. O jogo fora bem trabalhado em vários fatores. Infelizmente, tem muitas falhas. Estas são extremamente visíveis e até chatas, pois atrapalham a experiência. Daria uma nota de 6.5/10.

Comentários