A experiência diferente que você terá com Ape Escape é sem igual. Nem nos filmes teremos tanta emoção!
Prepare-se para capturar macacos! |
Ape Escape foi o primeiro jogo que comprei para o meu Playstation. Na época, fiquei encantado com o que via; não podia acreditar na evolução gráfica dos consoles. Tinha pulado de um Super Nintendo para um PS1, imaginem o que era para os meus olhos.
A verdade, é que eu não estava com a expectativa alta com Ape Escape, mas quem diria que um game de capturar macacos seria tão bem executado?
Com ótima gameplay, cenários memoráveis e uma música de dar nostalgia para qualquer um, Ape Escape teve sua bela composição no ponto.
Simples e divertido
O game tem uma história bem simples. Specter, um macaco icônico de um zoológico, acaba ganhando grande inteligência por conta de um capacete que um professor faz para ele. Porém, outro efeito além da demasiada inteligência é causado e Specter fica do mal. E então, este icônico macaco de cabelo branco consegue dar mais capacetes para os outros macacos; agora, essas figuras querem dominar o mundo!
Quando Spike - nosso protagonista - vai até o laboratório do professor com seu amigo Jake, eles acabam caindo em uma emboscada, Specter já está lá com o professor e sua assistente Natalie como prisioneiros e um grande problema surge. Spike, Jake e vários macacos são mandados para várias linhas do tempo, e agora, cabe a Spike capturar todos os macacos e mandá-los de volta para o presente, antes que uma desgraça aconteça no tempo atual.
Specter começando a revolução para uma nova era |
Sim, meus caros, revolução da macaquice. Como já vimos em vários filmes por aí. Não se preocupem, o foco não está na história, está na hora de falarmos das mecânicas do jogo!
Top em mecânicas!
Nunca na minha vida vi um jogo para Ps1 tão bem feito e fluído desta maneira. Sem dúvidas, é um dos melhores jogos 3D do console. Você sente total controle do personagem, conseguindo executar tudo perfeitamente com o tempo. O tanto de comandos para serem executados podem até intimidar o jogador à primeira vista, relaxem, é só no início.
Apesar de demorar um pouco de tempo para dominar algumas partes ou a usar certos acessórios, quando pega o jeito, já era, ninguém te para.
Fazendo você sentir grande progressão do início ao fim, sempre aprendendo coisas novas. O jogo, com isto, acaba se tornando também ótimo para uma re-jogada, já que você terá mais domínio sobre as coisas e facilitará mais a exploração caso não tenha feito 100%. Inclusive, falando em 100%, o game te orienta a como consegui-lo, mostrando, por exemplo, macacos da qual você não capturou em certas fases.
O jogo só pode ser jogado com analógicos, isto, na época, era triste para que não tinha um Dual Shock. Mas é compreensível o porquê de ser necessário um controle destes. No game, você tem muitas coisas para pressionar e executar ao mesmo tempo. Andar, virar, trocar e ainda usando acessórios tudo ao mesmo tempo parece ser uma tarefa difícil, não?
Cenários
Spike visitará diversos lugares pelo mundo por conta de sua viagem no tempo. Teremos fases com dinossauros, era glacial, Oceania, era medieval, entre vários outros! Cada um com seus próprios inimigos para derrotar, assim também como os próprios macacos, que vão ficando cada vez mais fortes quanto mais o jogador avança no jogo. No início, os macacos começarão apenas correndo de você constantemente ou lhe atacando de vez em quando com as próprias mãos, não causando muito dano, porém, com o avanço, eles começarão a ficar mais alerta, terão até mesmo metralhadoras para te atacar.
Cada cenário é lindo de sua própria maneira. Cada cor, contraste e brilho são colocados no ponto para dar a sensação de que de fato estamos em um lugar totalmente diferente. Junto com belas mecânicas, a exploração de cada parte dos cenários se torna prazerosa e confortável, talvez, este último, com o tempo.
Quase todo o cenário pode ser explorado. Você pode correr, pular, nadar e, de certo modo, até voar por conta de seus acessórios. É bom também lembrar que você raramente verá inimigos repetidos, cada fase tem diversos inimigos, cada um com movimentos e modos de agir bem diferentes. Alguns, você guardará na memória a vida toda.
Não minta, sei que você tinha medo deste peixe! |
Acessórios
Uma gama de acessórios são fornecidos a Spike durante o decorrer da gameplay. Iniciaremos com uma simples espada para derrotar inimigos ou tontear macacos. Também teremos uma puçá para capturar os macacos, porém a tarefa vai ficando difícil com o passar do tempo e precisaremos de mais acessórios para atingirmos certos lugares ou até mesmo derrotar macacos mais experientes com mais facilidade.
No fim, quando o jogador menos espera, Spike acaba conseguindo um carrinho de controle remoto para passar de puzzles, estilingue para derrotar certos tipos de monstros com mais facilidade, um satélite para localizar macacos mais rapidamente, uma boia para nadar com mais precisão (e que ainda taca rede nos macacos que estão debaixo d'água), um Sky Flyer, que lhe permite voar até certa altura, entre vários outros!
Sem a ajuda do professor e de Natalie, Spike estaria perdido. Cada acessório tem sua utilidade e são super importantes.
Spike usando seu Sky Flyer |
Solta o batidão!
Soichi Terada, compositor não só do primeiro jogo, mas de vários outros na série, conseguiu botar toda a dose de mistério e aventura juntos. Em cada parte, a música bate muito bem, sendo exagerada, mas nem um pouco cansativa de se ouvir.
O jogo, como mexe com viagem no tempo, tecnologia e etc, teria que ter temas da qual explorassem o desconhecido e que fizessem o jogador pensar num mundo onde eles não estiveram. Isto foi alcançado com muito sucesso. O game é único neste aspecto, tem uma trilha sonora icônica, divertida, nada enjoativa e super original.
A complexidade da trilha sonora nos leva ao desconhecido e, com os belos cenários e modelagens em 3D dos personagens, para uma aventura que jamais esqueceremos quando a vivenciarmos.
E os problemas?
Eles existem. Será notado uma dublagem bem ruim na versão USA do jogo, um pouco melhor na versão PAL, mas não é nada que chega a ser irritante, é apenas um pouco "robótico" a maneira de cada personagem falar, parece que dá para ver os dubladores lendo as falas e não tendo nenhuma segurança das mesmas ou até mesmo preparação.
Outro problema que encontrei no jogo (lembro também deste na época), é que em certas partes você terá queda de FPS, também compreensível pelos lindos cenários que acabamos encontrando por todo lugar. Também creio que a escolha do design e cores para os personagens, apesar de serem boas, não são tão memoráveis assim, creio que são, até mesmo, genéricas.
Para fechar...
O game, apesar de ser subestimado e não ter tanto sucesso como um Crash Bandicoot da vida, está imortalizado, tem uma gama de jogos e cresceu muito bem durante toda a sua série, com uma gameplay cada vez mais fluída e divertida. É aclamado pela crítica no mundo todo.
Se você ainda não jogou nenhum game desta série, lhe recomendo começar por este. O que está esperando? Você precisa salvar o mundo desses macacos malucos! OLHA O MACACO!!!
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