A Necessidade da Verdade
Da esquerda à direita: Keele, Meredy, Farah, Reid e Quickie. - Tales of Eternia (2000)
Já perceberam como a questão de fazer o que é certo é sempre levantada em vários lugares como em filmes, jogos, desenhos, etc? A necessidade do saber e da verdade costuma sempre moldar aqueles da qual menos esperamos. Façamos hoje uma breve reflexão sobre os personagens de Tales of Eternia, jogo lançado originalmente para Playstation no ano de 2000.
Tales of Eternia pode parecer, à primeira vista, um jogo muito clichê dos que já vimos. Isso é verdade. Eternia conta com uma série de eventos da qual sempre nos serve como um modelo padrão a seguir. Quem diria que dois jovens, uma camponesa e um caçador, poderiam viajar o mundo só para saber da verdade? É mais ou menos assim que tudo inicia na vida de Reid e Farah.
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Farah e Reid |
Tudo começa com um evento inesperado. Celestia, um planeta totalmente diferente do que Reid e Farah habitam, faz “contato” com o mundo deles, Inferia, depois de mais de 2000 anos sem nenhuma interação. Uma nave cai sobre uma floresta onde nossos pequenos jovens se encontram, perto da nave, uma menina com roupas estranhas e uma língua totalmente não entendível tenta se comunicar com nossos heróis, sem sucesso, eles acabam levando ela para o vilarejo.
Além da nossa menina misteriosa não ser bem recepcionada pelo líder do vilarejo, somos atacados por um figura misteriosa da qual aparenta conhecer a menina de cabelo roxo. Após tudo isso, Farah não aceita o banimento da menina do vilarejo e decide ir com ela. A misteriosa menina não consegue desgrudar de Reid, pois ele tem uma espécie de “poder” e ela parece não querer se separar dele por conta deste poder. Assim, Reid, um rapaz que só sabe caçar, comer e dormir, é OBRIGADO, contra sua vontade, a ir junto com as duas jovens.
Este início não parece ser muito bom. Farah, com seu coração bondoso, não consegue perceber os perigos que a aguardam, ela simplesmente sente que precisa ajudar aquela pobre menina; e Reid está fazendo algo contra sua vontade. Mas tudo isto é trabalhado futuramente no jogo de várias maneiras.
A Experiência com a Realidade
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Keele Zeibel |
Farah decide buscar ajuda de um universitário e amigo de infância dela e de Reid. O nome do rapaz é Keele Zeibel. Keele, apesar de ser muito inteligente, tem sérios problemas de ver o que está diante de seus olhos.
Após o encontro com Keele, nós descobrimos que Meredy, a menina misteriosa, veio do mundo de Celestia. Todos se espantam, afinal, está escrito nos livros que Celestianos são bestas feras. Como iriam imaginar que aquela menina tão franzina poderia ser uma celestiana?
É claro que dúvidas precisavam ser sanadas. No fim, após um encontro com o professor de Keele, com uma espécie de “deus da água”, após uma comunicação sólida ter sido obtida com Meredy, entre vários outros eventos, não podíamos negar que Meredy, apesar de não conseguir explicar muito bem, está nos alertando sobre a destruição do mundo.
Após tanto eventos ocorridos desta forma, neste ponto, como não acreditar? Nossos heróis se encontram em uma situação bem difícil. À procura do Rei de Inferia, eles pedem ajuda, mas são até mesmo condenados por espalharem “falsas verdades” pela cidade. Por sorte, conseguem escapar. Agora que vem uma grande jogada. O rei de Inferia descobre sobre o fim do mundo e decide declarar uma guerra contra os Celestianos, temos aí um grande problema.
Além do Rei ter interpretado tudo mal, ele ignora totalmente qualquer tipo de conhecimento prévio sobre o povo de Celestia. Com uma celestiana no grupo, precisamos saber o que fazer, nós iremos contra a vontade do rei? Onde chegaríamos para alcançar a verdade?
A grande jogada em Tales of Eternia é a busca do desconhecido, é o conhecimento, é o não só saber, mas o viver. Temos isto de uma maneira esplêndida! Podemos viajar todo o mundo de Inferia e Celestia, falar com mais diferentes povos, saber o que cada um pensa e, de fato, descobrir a verdade.
O Molde nos Heróis
Finalmente conseguimos entender algumas coisas a partir de uma parte da aventura. Farah se questiona alguma vezes do porquê estar fazendo aquilo. Reid nunca enxergava sentido nas coisas, ele começa a ver o outro lado com os testes de Seyfert. Keele aprende que nem tudo se aprende nos livros. Todos tem algo em comum, todos tiverem uma bela modelagem e, ao final do game, todos crescem exponencialmente. A simples atitude de fazerem o que é verdadeiro, mesmo se encontrando sem forças, sem vontade para fazê-lo, é o que os levaram a tamanhas experiências e evolução como seres humanos.
Precisaram fazer um sacrifício no início, precisaram ir contra o que foram ensinados e precisaram ir contra, muitas vezes, seu próprio povo. Eles fizeram o que deveriam ter feito. Eles fizeram o certo e, no fim, se tornaram eternos.
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Nossos heróis |
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