Ape Escape - Olha o macaco!

A experiência diferente que você terá com Ape Escape é sem igual. Nem nos filmes teremos tanta emoção! Prepare-se para capturar macacos! Ape Escape foi o primeiro jogo que comprei para o meu Playstation. Na época, fiquei encantado com o que via; não podia acreditar na evolução gráfica dos consoles. Tinha pulado de um Super Nintendo para um PS1, imaginem o que era para os meus olhos. A verdade, é que eu não estava com a expectativa alta com Ape Escape, mas quem diria que um game de capturar macacos seria tão bem executado? Com ótima gameplay, cenários memoráveis e uma música de dar nostalgia para qualquer um, Ape Escape teve sua bela composição no ponto. Simples e divertido O game tem uma história bem simples. Specter, um macaco icônico de um zoológico, acaba ganhando grande inteligência por conta de um capacete que um professor faz para ele. Porém, outro efeito além da demasiada inteligência é causado e Specter fica do mal. E então, este icônico macaco de cabelo branc

Obscure 2 - O terror está de volta!

Dois anos se passaram desde os acontecimentos bizarros em Leafmore, o que será que está para acontecer agora?

Dois protagonistas tentam matar um monstro na casa
Shannon e Corey enfrentam um Amorphous

Em minha última publicação aqui no blog, analisei e comentei sobre o jogo Obscure, um game de terror que foi lançado originalmente para o Playstation 2 em 2004. Para checar a postagem, clique aqui.

O primeiro jogo foi uma boa experiência. Por mais que contasse com alguns erros, deu para se divertir bastante por conta de vários fatores que haviam no game.

Agora, lançado originalmente em 2007, temos Obscure II, uma sequência do primeiro jogo que se passa dois anos após os eventos no colégio de Leafmore.

O jogo começa com boa introdução. Para quem está visitando o game pela primeira vez sem ter tido contato com o primeiro jogo, vai conseguir entrar na história muito bem. Kenny começa falando sobre o ocorrido anos atrás e como está a vida dele atualmente.

Em Obscure II, veremos e até jogaremos com personagens do primeiro jogo, mas não todos. Teremos uma gama de novos personagens para jogar, estes fazem parte da Universidade Fallcreek. Lugar onde começará os novos eventos de Obscure II.

Os alunos da universidade começam a fumar uma planta um tanto misteriosa, mal eles sabiam que a planta era uma das que faziam parte das experiências dos Friedman. Aqui já começa meu desgosto e raiva com os personagens. Esse bando de maconheiros imundos, além de estarem fazendo chá com a planta e fumando ela, a merda do Kenny cheira também! Qual é! O cara passou tudo aquilo no primeiro jogo e agora dá uma dessas?

Creio que nem preciso dizer o que acontece depois. Obviamente, as criaturas voltam. Mais uma gama de eventos terríveis e sangrentos (e estúpidos) vão acontecer.

O jogo mistura bastante os eventos do primeiro game. Temos até mesmo um filho do Leonard Friedman. Leonard injetou em si mesmo o vírus e, seu filho, por consequência, acabou sofrendo a mutação também. Jedidiah é nosso principal antagonista e durante o decorrer do jogo teremos informações a seu respeito.

Jedidiah é um boss e filho de Friedman
Jedidiah, filho de Leonard Friedman

O game conta com muitas informações sobre o primeiro game. Aqui, se quiser mais detalhes sobre a história de Obscure, você terá algo completo e sólido. A aventura traz a história do primeiro jogo (para quem ainda não experimentou) de forma simples.

Apesar do game ser divertido de jogar por ainda contar com um bom co-op e uma gameplay sólida, ele tem certos problemas que o torna inferior a seu antecessor.

Afinal, como ele está pior que o primeiro jogo?

A história ainda é baseada em filmes de terror da década de 90, entretanto, eles seguiram à risca as idiotices da época. Tudo está muito parecido com o primeiro game, tirando o fato que, desta vez, queriam dar mais emoção e desenvolvimento de personagem. Isto deu errado, tudo foi usado em um tempo estupidamente inapropriado.

Apesar da narrativa ter sido mais desenvolvida, isto não significa que está melhor, muito pelo contrário. Vemos cenas da qual a irmã do Kenny supostamente o mata e temos um babaca falando: “Nossa... você matou seu próprio irmão...”. Temos um romance idiota e nada bem desenvolvido com Shannon e Stan, é tão ruim que, realmente, é notável ser baseado em filme de terror adolescente da década de 90.

Câmeras ainda podem ser um problema.

O jogo está travado em uma dificuldade que nem sei identificar bem se é normal ou easy e também não foi muito desafiador.

Diferentemente do primeiro game, não podemos salvar os personagens, todos eles vão morrer e só dois sobreviverão no fim. Este, para mim, foi o pior erro que poderiam ter cometido.

E NÃO TEM DLC!

Então, o jogo é ruim?

Luta contra vários ArbolTrebol
Corey e Stan tentando sobreviver

Não, o jogo não é ruim, apenas inferior ao primeiro game por conta de alguns aspectos. Ele ainda tem uma gameplay sólida. A melhora dos gráficos, assim como todos os cenários foram bem atualizados.

Ele só tem o erro grotesco de ser exatamente igual e ruim a filmes da época. Se esta foi a intenção, bem, dá para tirar boas risadas por conta de cenas extremamente familiares. Mas, para mim, é tirado a tensão de um game de terror deste porte.

A Might Rocket Studio sabe trabalhar bem, pena não termos uma continuação do game. Eu gostaria de ver a evolução dessa série de alguma forma. Talvez um dia eu fale sobre outro jogo que, supostamente, seria o Obscure 3, mas isto é assunto para outra hora. Porém, definitivamente, o jogo não é ruim.

Vale a pena jogar?

Com certeza! Ainda mais se você tiver um amigo para lhe acompanhar nesta história. Claro, não esperem nada espetacular, é um game simples que segue uma história simples, mas é divertido na medida do possível.

Como mencionei no meu último post, se você curtir jogos como Resident Evil ou Silent Hill, é provável que goste, mas terá de lidar com um humor, clichê, esteriótipos, entre outras coisas que, sinceramente, são horríveis. Claro, o que havia de bom nos filmes adolescentes da década de 90, certo?

Não creio ter ficado bom para uma ''re-jogada''. Ainda serve para uma ou duas experiências.

Se fosse dar uma nota para o game, seria: 6,0

Obscure 2 tem tudo aquilo que um filme de terror adolescente da década de 90 tem que ter, talvez até demais. Mas tenho certeza que você conseguirá tirar diversão dele.

O jogo está atualmente disponível na Steam. Ele é multiplataforma, então você o encontrará no PS2, Wii e PSP também.

Capa oficial do jogo Obscure 2 para PS2
Capa oficial do jogo

Comentários